Para pairar e ler um pouco de tudo. Para se sentir que existe vida aqui. Fotografias tiradas de www.flickr.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

"Arenas"

"Arenas" é o novo site de fotografia ligada à tauromaquia.
É um dos meus sonhos ter como hobbie meio "aprofissionalizado" fazer fotografia ligada ao mundo dos toiros e da essência da festa tão típica da nossa terra. Este site é mais um incentivo, pois não são profissionais que andam pelas touradas a apanhar os melhores momentos, são aficionados que, acima de tudo, querem dignificar a festa que tanto gostam. Adorava mesmo consegui fazer isso: ajudar a dignificar aquilo que tanto aprecio no mundo dos toiros, a essência que me move à praça, o gozo que me dá ver a beleza unida a uma grande metáfora que é o decorrer do espectáculo. É engraçado descobrir que o senhor que tem este site tem o mesmo (é que é igualzissimo!) equipamento que eu - a mesma máquina e as duas lentas que mais utilizo são iguais. Pelo menos, posso dizer que falta de bom equipamento não existe, agora só quero que comece a temporada com mais espectáculos, daqueles com um cartel apelativo, digno de se pagar os preços que pedem, com bons toiros, com ganadarias de referência, com bons nomes apeados e a cavalo, bons moços das pegas, bons bandarilheiros e ajudas de capa na mão. Quero ver, cheirar e sentir a poeira levantar-se e o público de pé quando é merecido. Quero captar cada momento que faz vibrar a música, que faz soltar-se o que de mais acolhedor tem esta festa.
Vou ter a oportunidade de pela primeira vez estar na trincheira de uma praça, numa corrida de toiros em Alcochete. Lá irei eu de máquina na mão, com uma lente que parece um canhão (lool). Não quero perder pitada. Quero agarrar esta oportunidade com as duas mãos e não a deixar escapar, para ver o lado de dentro desta paixão. Quero assistir de perto, sentir o cheiro do cavalo, ouvir o toiro a raspar na areia, ver os olhos de vitória do toureiro quando o triunfo é alcançado. Sentir a adrenalina a crescer à medida que a contagem decrescente se torna cada vez mais próxima do fim para entrarem em praça aqueles que dão o peito ao toiro para o pegar. Quero ouvir os incentivos, saber os pareceres daqueles que já viram muito mais que eu e já sabem muito mais. Quero aprender com eles, tirar o máximo proveito da oportunidade que me deram de ir, pela primeira vez, para tão perto da arena.

Sentir o que só estando lá dentro se sente. Perceber tudo o que faz parte da festa, pois todos os elementos são essenciais para que ela continue mágica como sempre.

Susana

PS.: tenho cinco paixões; poder juntar duas delas..seria um espectáculo :D

2 comentários:

Luísa disse...

o site está demais! ja la fui dar um saltinho:P

Luísa disse...

depois quero ver essas fotografias maninha! :D