Para pairar e ler um pouco de tudo. Para se sentir que existe vida aqui. Fotografias tiradas de www.flickr.com

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

"O olhar é o caminho do ser"

"O olhar é o caminho do ser"
Estra frase foi pensada numa das muitas reflexões que penso e algumas escrevo.
O olhar é algo de essencial para se conhecer uma pessoa. É pelo olhar que se percebe se o outro está triste, contente, misterioso, feliz, desanimado ou inseguro. É o olhar que nos mostra os verdadeiros sentimentos, aqueles que por vezes não conseguimos verbalizar e que só com um simples olhar conseguimos expressar. É como uma janela aberta para o intimo do outro, aquilo que por vezes as pessoas também têm medo de mostrar - o verdadeiro ser. Melhor do que qualquer palavra dita é um olhar, pois nós não conseguimos mentir com o olhar mas o mesmo já não se passa com as conversas e as palavras que, hoje em dia, já não valem o mesmo que antes valiam. Por isso, é o olhar que nos leva ao ser, aquele mais profundo que não se mostra por palavras, mas sim por olhares, por pequenas acções.

Devemos saber ler um olhar e mais que qualquer palavra amiga, um olhar amigo é sempre mais profundo e mais animador, pois existem emoções, forças interiores que por palavras ficam desvalorizadas, ficam quase como que descontextualizadas, pois não foram feitas para serem "ditas" mas sim transmitidas, "passadas" ao próximo como que ajuda interior e vividas por aqueles que as recebem. Saber ler um olhar desesperado, triste, angústiado, inseguro é importante porque existem sentimentos que não se expressam facilmente por palavras mas que, contudo, precisam de ser "lançados" para fora de nós e, decerto modo, com mais facilidade nos expomos através de um olhar do que através de uma conversa. Nesses casos mais "dramáticos" é fundamental não esperarmos que o outro verbalize as emoções, mas sim ajudarmos o outro a verbalizá-las, pois existem problemas que até se poderão resolver com uma simples conversa que tinha ficado "presa" no olhar.
No entanto, também temos que saber valorizar um olhar meigo, derretido e saber provocar um certo tipo de olhar "encantado" quando queremos que isso aconteça. É importante saber transmitir certas emoções pelo olhar, pois nem sempre temos oportunidade de nos expressarmos e, outras vezes, simplesmente não temos coragem para o fazer. Por isso, saber como dar a entender o que sentimos ou queremos dizer ao outro com uma simples troca de olhares também se torna uma importante forma de expressão que facilita muitas vezes a vida do ser humano - as reconciliações não são feitas só por palavras, mas também por olhares; os pedidos de namoro, casamento não são feitos só por palavras, mas também por olhares que encantam.
No fundo, o olhar é o caminho do ser, é o que nos leva à essência do outro, às verdadeiras emoções, sentimentos, comportamentos, atitudes, pensamentos, ideias, memórias, intenções. Por isso, para mim, o mais importante no conhecimento do outro é saber olhá-lo nos olhos e esse outro não rejeitar estar a ser "exposto", porque no olhar não existem burcas que nos protegem, é o mais natural e verdadeiro entregue ao exterior do "eu". Saber ser olhado nos olhos é também não ter medo do que os outros possam vir a pensar do verdadeiro "eu", é ser corajoso e assumir: "Sim, eu sou assim. Sou coerente com o que penso e não tenho medo de o mostrar". Ser olhado nos olhos é saber dar-se sem problemas, nem inseguranças, pois só assim se criam verdadeiras amizades, verdadeiros amores, verdadeiras marcas que mudam uma vida.
Susana

2 comentários:

Dreamer disse...

Susana gostei imenso do teu post. Nas pessoas o que valorizo mais é o olhar por isso concordo com tudo o que disses-te.
está perfeito!

Cacao disse...

Que giro, susy!

muito bem, muito bem!
só é pena nao ter sido este o tema da composição do teste de portuguÊs, nao é? eheh. tinhas logo 20 só aí!:D

continuuuua.
A seguir, será que vais escrever sobre os sapatos, como a professora sofia araújo gosta de comentar?
ahah.
Beijinho:)
A big one!