Como o tempo passa num instante...eu queria desde o fim-de-semana passado, falar da minha ida a Santarém onde passei uma óptima tarde de toiros e onde, mais uma vez, pude disfrutar daquele ambiente a que eu chamo de campo. Com o passar dos dias, o tempo foi apertando, trabalhos por entregar, planos de estudo a atrasar e dias muito emotivos a chegar...mas, aqui estou eu para vos dizer, que simplesmente adorei!
Para além de ter tido um cartel magnifico, em homenagem a um grande homem e a uma óptima gente, foi também muito importante a força de uma praça cheia! Eu nunca tinha entrado na Praça Clestino Graça e só por si a praça já é imponente, então com as bancadas muito compostas ainda mais respeito dá à festa e à homenagem.
Para além de ter tido um cartel magnifico, em homenagem a um grande homem e a uma óptima gente, foi também muito importante a força de uma praça cheia! Eu nunca tinha entrado na Praça Clestino Graça e só por si a praça já é imponente, então com as bancadas muito compostas ainda mais respeito dá à festa e à homenagem.
Como podem ver pelo cartaz, foram só cavaleiros Telles, em homenagem a Mestre David Ribeiro Telles e às gentes do ribatejo. Os toiros também eram da ganadaria Ribeiro Telles e, apesar dos primeiros dois terem sido desiguais, os outros vieram compensar e deram mais força à festa com a sua bravura.
Começou por tourear João Ribeiro Telles. Foi a primeira vez que o vi a tourear, já que agora tem deixado as lides para o filho. No entanto, não me deixou de agradar com a forma regular e recta com que toureou. O toiro apresentou-se manso, sendo também um pouco dificil para os forcados pegá-lo.
De seguida, veio o seu irmão, António Ribeiro Telles, cavaleiro de tradição clássica do toureio a cavalo. A ele calhou-lhe o pior toiro da tarde, manso, sempre junto das tábuas, sem investida ou qualquer vontade de participar, no entanto, António Ribeiro Telles, encarou-o como um desafio e acabou por levar a sua avante, cravando bons ferros com o seu cavalo prodigio, o 'Pintor'. Os forcados pegaram à primeira, mas com alguma dificuldade.
Agora, vinham os mais novos, aqueles que vão dar continuidade ao nome Telles, nomeadamente Manuel Ribeiro Telles que, já tanta sabedoria demonstra ter. Apresentou-se um bonito toiro castanho bravo e com muito mais para dar que os anteriores. Manuel soube aproveitá-lo e tirar o máximo partido dele, deixando bons ferros tanto compridos como curtos. Os forcados pegaram à segunda tentativa, corrigindo o erro que havia sido feito na primeira tenta.
Por último vinha João Ribeiro Telles Junior, o mais novinho de nome Telles que já toureia com tanta maturidade. Foi o cavaleiro a solo da tarde, cravando ferros a um toiro que se apresentou bastante bem, conseguindo rematar bem as sortes, apresentando já um estilo bastante pessoal. Fez chegar a sua alegria ao público, sendo bastante aplaudido no final, quando dava a volta à praça. A pega para os forcados não foi tão feliz assim, tendo sido levado de maca, o forcado da cara e substituido pelo seu colega que consomou a pega após quatro tentas.
Quando já pensava que não tinha muito mais pela frente, foi ainda apresentado um belo toiro exemplar Ribeiro Telles, que foi lidado 'à maneira da Torrinha', ou seja, pelos quatro cavaleiros ao mesmo tempo. Assim, começaram António e João que, cravaram os compridos, depois os mais novos cravaram os curtos, acabando com os quatro na arena a darem uma bela e preciosa lição de toureio a cavalo.
Gostei bastante daquela tarde que, para além da tourada ainda teve um pequeno espectáculo com o tipico de um dia no campo. Todos os cavalos, os miudos vestidos a rigor, tudo perfeito. Não vou esquecer nunca aquela tarde.
Susana Pereira, a fotografa de todas as imagens deste post (menos, está claro, o cartaz :P)
2 comentários:
A susana e as touradas... as touradas e a susana... que há mais para dizer. Parece mesmo que a maravilha, o "excitanço", a admiração e o jeito com que foram tiradas essas fotografias chega para dizer: "uma imagem vale mais que mil palavras". Neste caso, 4 fotografias valem mais que 4000 palavras ;) (não estou, claro, a menosprezar todo o teu lindo texto sobre a tourada. Mas sabes qe as fotografias...)
Uma GRANDA beija pra ti!
O próximo passo é aprenderes a dançar Paso Doble (Se não souberes em que consiste, pergunta-me q te explico com mais pormenores;)). LOL.
ADORO.TEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE e as teus posts (e comentários) :D
es louca susi... a mim nao sais de certeza! lol :D
Enviar um comentário