Para pairar e ler um pouco de tudo. Para se sentir que existe vida aqui. Fotografias tiradas de www.flickr.com

domingo, 30 de março de 2008

Férias da Páscoa

Pois é..está a chegar o fim de mais umas férias da Páscoa, as ultimas antes dos grandes e importantes exames nacionais. Fiz muita coisa, cada dia foi preenchido, no entanto se pudesse pedia sempre mais um tempinho para fazer aquela coisinha que ficou por fazer, aquele trabalho que podia ficar ainda um bocadinho melhor e mais um bocadinho de tempo para poder simplesmente estar à conversa com os amigos, a família .. estar sem pensar em mais nada e aproveitar esse momento como se fosse o último.
Dos meus mil e um trabalhos, um está feito! Um..tanta pesquisa e os dias que tinha para os fazer ficaram-se pela pesquisa. No entanto, o pior (que é sempre arranjar dados e organizá-los num fio condutor coerente) está feito! O que já é um avanço bem bom, para na próxima semana conseguir acabá-los de vez!
Bem, como isto não é um diário..pararei por aqui. Este post era só mesmo para dizer que vou ver se consigo escrever mais, ter mais tempo para aquilo que gosto mesmo de fazer.
Susana

terça-feira, 25 de março de 2008

"A Graça que vive na Graça tem graça"

fotografia tirada por mim e editada pelo Tiago.

"quando lá no alto estamos, olhando para a beleza desta grande cidade, ficamos com o sentimento de saudade da tradição, do orgulho de Lisboa..fico com a saudade de mostrar que sou português. Apetece percorrer todas as ruelas, apetece conhecer todos os segredos de cada esquina, conhecer de dentro os lisboetas; apetece reavivar o passado e voltar a outros tempos, observar outras tradições, viver outros momentos" (lá por estar em aspas, não pensem que foi alguém conhecido que escreveu, não foi ninguém..fui eu lool)

Miradouro da Graça - 24 Mar O8

sábado, 22 de março de 2008

Epá...


Já não escrevo aqui há canhões de tempo... tenho medo do que irá sair neste post, mas a partir de agora vou criar uma regra: não vou apagar nada do que escrever, só se tiver algum erro ortográfico. Ou seja, vai ser o fluir do pensamento.

Mês de Março, mês da Primavera, mês em que mais trabalhei neste 2.º Período e ainda tou a trabalhar (isto nunca pára nem nas férias, por isso...), mês de desilusões, de alegrias, de zangas, reencontros, de momentos muito bons, de Felicidade, de aproximação de Deus, do ínicio das equipas, de aprofundamento e de estagnação...houve de tudo neste mês. Foi um mês cheio e ao mesmo tempo vazio, porque nem fiz metade do que adoraria ter feito a começar por estar mais tempo com aqueles que cada vez mais me dizem e que cada vez mais valorizo. Haverão outras oportunidades, terei novos momentos em que tudo será possivel, mas a maturidade e desenvolvimento que até agora possuo não serão os mesmos, mudando assim as atitudes, os pensamentos, as reacções, no fundo, mudando tanta coisa que podemos dizer que o verdadeiro momento já se perdeu, porque nunca poderei viver um igual.

Depois de tanto pensar este mês, mas de nada escrever nem aqui, nem em sitio nenhum, fico com vontade de começar de novo, de voltar ao inicio de Março e de voltar a fazer tudo, mas algumas coisas melhor! Não é que tenham ficado assim tão mal feitas, mas sei que aquilo que fiz não representa nem metade do que poderia ter feito, sei que existe tanto para melhorar e que este tempo não vai voltar, que pedia uma 2ª segunda oportunidade. Eu sei que não é possivel, nem posso pensar ou ficar a suspirar por algo do genero (eu nem sou muito de suspirar, mas de vez em quando apetece sonhar um bocadinho com a utopia). No entanto, regressando à realidade, penso: não é possivel susana, por isso, em frente é que é o caminho e como, mário soares disse: o caminho faz-se caminhando e aquilo que ficou para trás ficará sempre registado, independentemente de ter ficado bem ou mal feito.

Custa pensar sobre isso..ai pois custa, ninguem disse o contrário. Claro que custa pensar sobre os nossos erros, ver que não somos assim tão bons ou tão "bonitos de alma" como gostariamos, mas eleva-nos a algo melhor, eleva-nos à possibilidade de podermos emendar o que para trás ficou, olhando para a frente cada vez com mais firmeza para não voltarmos a repetir. Pois é, isso é algo a ter em conta: Deus não nos dá uma segunda oportunidade no tempo, porque para isso perderiamos o resto da vida a tentar emendar um ponto e não isso que Ele deseja, Ele quer que consigamos emendar o pano todo e não só um único ponto. Pois é, pensando assim: fico contente por já ter conseguido olhar para o meu pano com mais clareza, por ver cada vez mais os pontos em que errei, pois agora tenho ainda mais consciencia de que posso fazer melhor e criar um pano cada vez mais bonito.

Isto já está grande, eu penso sempre que já chega, mas as reflexões nunca são grandes demais. Esta foi boa para começo. Melhores virão e certamente em mais quantidade, já que este ultimo mês não foi exemplo de assiduidade neste blog..

Susana

quinta-feira, 13 de março de 2008

EJNS



Ao ler a introdução e o poema correspondente à primeira reunião das Equipas de Nossa Senhora, não resisti em passar para aqui estas palavras do Sr. Padre José Tolentino, inseridas no ínicio do caderno de pilotagem:

Apresentação

Na fidelidade sem quebras de Maria,
no seu amor humilde e inesgotável de forte que escorre,
na sua fé serena mas ardente de labareda que se alteia,
na sua vida que foi como um barco confiado à vontade do mar,
há um apelo para nós.

Às vezes, demasiadas vezes,
A vida assemelha-se a uma repartição cinzenta,
onde os horários se cumprem sem empenho.
Estamos, mas sem compromisso íntimo.
Falamos e fazemos,
mas sentindo o nosso interesse noutro Lado.
Vivemos, claro, mas com o coração distante.

Como é necessário tonar realmente úteis
os dias úteis!

Úteis não apenas por imposição do calendário.
Úteis, porque vividos com generosidade e sentido.
Úteis, porque não os atropelamos
na voragem das solicitações,
na dispersão das coisas,
mas sabemos (ou melhor, ousamos) fazer deles
lugar de criação e descoberta,
tempo de labor e de escuta,
modo de acção e de contemplação.

É preciso acolher o "inútil"
se quisermos chegar ao verdadeiramente útil.

José Tolentino Mendonça

terça-feira, 4 de março de 2008

Les Choristes

Muito bom filme! Vale a pena ver.