Para pairar e ler um pouco de tudo. Para se sentir que existe vida aqui. Fotografias tiradas de www.flickr.com

domingo, 25 de maio de 2008

(Eu que queria falar do nada, acabei por falar do) COLÉGIO MIRA-RIO :D



Passado uma semana sem computador (auto-controlo de vícios, visto que era preciso estudar asério para o último teste de matemática) aqui estou, again.
Desta vez não trago nenhum poema ou algum tema em especial. Vinha falar de tudo e, ao mesmo tempo, de nada - como dizia num poema meu, "o nada que é tudo", aquele nada que no fim não poderia ser melhor empregue.
Faltam duas semanas para as aulas acabarem, menos de um mês para os exames serem feitos e um mês para estar livre da escola. É fácil pensar assim, motiva-nos, mas não pensamos na mudança radical das nossas vidas, pelo menos falo por mim, na mudança que irá ser em setembro, ao levantar-me e pensar que já não tenho aquela "segunda" casa para onde vou ter aulas todos os dias, e já nem tenho aquela turma única a acompanhar-me e a perguntar porque tinha chegado atrasada à aula. Nem tenho a Isabel a dizer "feche a porta susaninha, que estou mesmo constipada, estas correntes de ar.." ou a Carminda a dizer "quer o comando do retroprojector? (sim) pois, eu já sabia. Acho que já está com a Prof" ou a Tia Lídia a dizer "vocês têm demasiado tempo livre, só vos vejo a ir embora cedo, sempre com a tarde folgada.. esta vida de estudante" ou ainda a Odete a dizer "então, estão a respirar bem? (...) esse jarro não é para ficar nessa mesa susana!". Por muito estranho que pareça, isto tornou-se um hábito que faz parte do dia-a-dia de uma estudante do mira-rio. Para além disso, toda a turma que me envolve todos os dias no espírito de grupo, no espírito de amizade desinteressada (ou seja, amizade que não olha a apelidos ou a nomes finos, amizade que se interessa pela pessoa não pela origem da família) e no espírito católico, aquele que é cada vez mais difícil encontrar verdadeiramente, na sua essência, cá fora (fora do colégio) fazem com que ainda se torne tudo muito mais doloroso, porque aquele que poderia ser simplesmente considerado o meu local de trabalho, passa a ser local de desenvolvimento interior, porque as pessoas puxam umas pelas outras, porque a capela está ali para puxarmos por nós, porque sabemos que a base da educação do colégio é essa: ensinar mas também mais do que isso, educar princípios e normas morais essenciais para a boa vivência do ser humano. Independentemente para que universidade for, nunca encontrarei algo assim noutro lugar.
Infelizmente, são cada vez menos as pessoas que dão importância à escola como, para além de um projecto académico, um projecto onde a pessoa irá ser formada a nível interior, sendo embebida num ambiente que dá primazia às normas morais correctas e ao ensinamento de valores católicos que devem reger os que em Deus acreditam. Infelizmente o número de pessoas decresce, mas, felizmente, a sua qualidade mantém-se ou aumenta, pois é a união que faz a força e, sem projectos destes, como é que na prática nos poderiamos unir? Por isso, Obrigada meninas que desde o 7.º ano me acompanharam, Obrigada colégio por tudo o que me ensinaram não só a nível académico, mas também a nível interior, sem dúvida sairei dessa casa uma Melhor Pessoa!

4 comentários:

Cacao disse...

SUSANINHAAAAA, estou derretidíssima, que querida! é impressionante como conseguiste escolher exactamente as frases típicas da carminda, odete, tia Lídia, etc, mesmo bem! imagino tal e qual a cena..:) oh, se não vou ter saudades. e só nao te deixo aqui um textão porque estou sempre a dizer o mesmo, e ja deves saber de cor. e todo esse texto resume-se a uma OBRIGADO gigantesco e um de nada, porque foi mesmo UM NADA o que me custou estar contigo, foram maravilhas, susy, maravilhas! até discussões parvas, essas, fazem-me rir, sorrir e querer mais, porque pensar que para o ano não vai ser assim, custa, e não é pouco. Esta semana hei-de escrever um post sobre vocês, querida turma, porque sem quem são, eu, não seria quem sou.

mais uma vez, obrigada, OBRIGADA.

Não há uma palavra maior que esta?
Queria usá-la...

Susana Pereira disse...

só posso dizer OBRIGADA EU cacaoete, porque se não fosse esta turma, não escreveria nem metade do que escrevo com o carinho e saudade com que escrevo! :D
Obrigada Carolina, mesmo do fundo do coração! :D

Luísa disse...

ohh Susi, realmente deve ser muito doloroso. Nós tambem vamos deixar de estar na mesma escola, de nos cruzarmos nos corredores, vamos deixar de ter as tipicas discussoes sobre quem leva a lancheira, entre tantas outras coisas Susi :)

Anónimo disse...

Bem, estou mesmo a imaginar o nosso almoçinho amanhã: começamos a falar sobre as nossas historias e aventuras, desatamo nos a rir dos vários acontecimentos marcantes da nossa turma, a nostalgia começa a apoderar-se de nós e mesmo qd nenhuma de nós está á espera aperece alquela lágrima no canto do olho...
Mas sinceramente não me vou importar nada se isso acontecer, e sabem porquê? porque vou estar rodeada de pessoas que já riram, festejaram, choraram, discutiram, apoiaram, lutaram sempre comigo. Enfim foram estas pequeninas coisas que nos mantiveram juntas ao longo de todos estes anos.
Para mim foram 16 anos, uma vida...
Posso seguramente dizer que se me dessem a oportunidade de voltar atrás e mudar alguma coisa na minha vida, certamente não o faria pois como a Cacao disse a nossa turma fez de mim o que sou hoje :D

Milhões de beijinhos para a MINHA turma e um abraço do tamanho do mundo para cada uma de vocês :D

Girafita