Para pairar e ler um pouco de tudo. Para se sentir que existe vida aqui. Fotografias tiradas de www.flickr.com

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Um pequeno Nada que muda Tudo

Foi bom poder estar em silêncio. Estava a precisar. Sinto-me feliz por dentro.
Mesmo tendo sido por pouco tempo, foi óptimo poder sentir-me assim de novo, em Paz. Parece que somos tão fortes, que nada nos pode fazer mal ali, na casa do Pai.
Passou depressa, apesar de ter sido dia e meio. Cresci interiormente, estou mais alta :P
Parece que andei uns degraus na fila para lá chegar. É bom poder sentir que venho com motivação para o resto do ano.
O terço, as palestras, a via sacra, as meditações, as músicas, a união a Ele e a todos/as vocês acabam por ser pequenos nadas, mas que mudam Tudo.
Dizia o Sr.Padre: "Não podemos mudar tudo de uma vez, temos de mudar passo a passo" mas depois disto, sinto como se tivesse força para mudar tudo, mesmo tudo neste momento.

Tinha saudades da noite fria, do lago (:P), dos três cobertores, das conversas a dormir, dos risos em pijama, das brincadeiras de morte (que neste caso foi choro :P), do momento do sério, do livro de Lolek....de tanta coisa que me faz lembrar aquela casa... Matei essas saudades todas nestes dois dias, mas acho que já começam outra vez a crescer.

Sinto-me renascida, pronta para voltar a enfrentar mais e mais obstáculos, já com facturas rasgadas, com cristais mais grossos, com um silêncio muito mais acolhedor.
Foram mesmo dois dias de pequenos nadas, que Tudo mudaram....um dos pequenos nadas foi este:

"Senhor
Aqui vim, de coração dócil
Para Te encontrar e falar contigo.
Ajuda-me a saber falar de Ti
A todos os que me rodeiam.
Que eu seja em cada ambiente
Alguém que não tem medo de ser coerente
Que saiba aceitar em cada dia
As contrariedades, com alegria
Que peça em cada momento
Por todos os que estão em sofrimento
Que aceite a cruz e a dor
Como prova do Teu imenso amor
Que me esgote a dar
Porque só assim saberei amar
Que use palavras de carinho
A todos que se cruzem no meu caminho
Que contemple e imite a Tua vida,
Só ela merece ser seguida.
Que me vá embora de coração cheio
Falar de Tu e dar o exemplo
Ao mundo inteiro.

Luisa, Penaferrim, 13/Nov/2OO7"

E acho que só por este pequeno nada, muda muita coisa.

Susana

3 comentários:

Cacao disse...

pois é, susy. mesmo. e dá mesmo vontade de lá voltar. e da proxima vais ver q é como monitoras do 1oº ou do 11º ano, ahahah:P

o poema da professora está meeesmo giro.

qe sorte desta vez nao teres caído ao lago, ahahah:P

beijinho:D

Cata A. disse...

Tenho pena de não ter ido, pelas vossas conversas do que foi...pelos vossos risos e piadas do que aconteceu...pela vossa paz de espirito com que voltaram!

Tenho pena! E realmente com poemas destes ainda mais me faz pensar!

Anónimo disse...

tambem gostei imenso do retiro, bem precisava de pôr as ideias em ordem, de esclarecer algumas coisas, e ainda bem que esta paz me deu forças para o resto da semana;) agora só tenho que aprender a prolongar os "obrigados" a Deus, e tu tb me vais ajudar nisso maninha:D tb gostei do facto de teres ido, tbm estivémos um bocadinho juntas, menos do que costume mas é normal e gostei imenso da casa, do jardim (ahahah nao caí no lago!) e da ambiência. acho que toda a gente entrou no espirito de retiro, ou pelo menos a maior parte das pessoas. foi este espirito que inspirou a Professora Luísa Liberal a escrever aqueles poemas, que acho que todas guardamos. inspirou mta gente, por dentro, e a unica coisa que podemos desejar é que este espírito nos acompanhe sempre, porque nos sentimos verdadeiramente em Graça!:D muitos beijinhos mana