Para pairar e ler um pouco de tudo. Para se sentir que existe vida aqui. Fotografias tiradas de www.flickr.com

domingo, 21 de setembro de 2008

Mails e mais mails


No meio dos mails que me vão mandando, havia um que falava sobre as gafes que os alunos do Secundário metem em testes e afins. Foram muitas as frases que li, realmente bastante más e inacreditáveis, mas a melhor, aquela que me chamou a atenção foi: "o tabaco é uma planta carnívora que se alimenta de pulmões". Cada vez mais se vê a enorme aceitação por parte da sociedade do consumo de drogas leves como o tabaco. Poderiamos dizer mesmo que quase que existe uma resignação visto pensarmos, uns de forma consciente e outros já não tanto, que o tabaco nunca irá sair de circulação e que por isso é impossivel de combater.

Se vissemos todos os nossos problemas desta forma, seriamos uma Holanda, em que aceita a prostituição, aceita o consumo de droga, entre outras coisas, só pelo simples facto de pensar que nunca irá conseguir irradicar estes hábitos da sociedade.

Pois bem, acho que é a pior atitude que poderia ser tomada: a atitude de simples desistir de lutar por algo melhor, algo mais saudável, mais moral, mais próximo do ideal que todos nós temos gravado no nosso interior. Se fosse assim, se não tivessemos esperança, nunca teriamos passado da idade da pedra, em que eramos nómadas.. nunca teriamos feito as fantásticas descobertas que nos levaram à enorme evolução a nível mundial e que nos permitiram alcançar o actual "mundo globalizado". Se não houvesse esperança, todos nos matariamos quando algo corresse mal, como se não houvesse oportunidade de voltar a corrigir e encarrilar a nossa vida.

Não é assim que vejo os meus problemas, não é assim que acho que a sociedade os deva ver. Resignação mata o espírito do homem de querer melhor. Devemos sempre lutar, e um dia, quando estivermos prestes a morrer, pensaremos que viemos à terra por algum motivo, que conseguimos contribuir para o aperfeiçoamento da Humanidade e que por muito que sejamos pequenos cidadãos típicos do nosso bairro, salvámos um pouco do QUASE irremediável destino que o Homem desde o pecado original traçou para si.


Bem, não esperava tanto desvio do tema inicial, mas acho que no fundo têm os dois temas muito a ver um com o outro.


Susana
PS.: imagem retirada de flickr.com, autor: leandro morais

2 comentários:

Barbara disse...

"Cada vez mais se vê a enorme aceitação por parte da sociedade do consumo de drogas leves como o tabaco."

Tenho de discordar. Principalmente com esta lei que entrou eu vigor em Janeiro e com as atitudes de muitos jovens que vou vendo, os fumadores estao cada vez mais a ser vistos como uns "pequenos drogados" e farta-se de haver campanhas contra o tabagismo. De ano para ano se vê como os orgãos de comunicação social apelam cada vez mais a uma vida saudavél, nas novelas e séries já e raro vermos uma pessoa fumar.. acho que ate esta a haver uma grande manipulação contra o tabaco e nao a favor.
É obvio que montes de gente da nossa idade fuma e fumará.. mas n acho que seja a ser "cada vez mais" um acto a passar sem reparo...

Luísa disse...

Sim, por um lado tens razão, fumar é banal e aceite, mas a Bárbara tambem está certa, porque actualmente (e sempre) aceita-se o tabaco mas procura-se diminuir o numero de consumidores, de fumadores. Apesar destas campanhas todas contra o tabagismo e que apelam a uma vida saudavel, o tabaco não é um bicho estranho na sociedade, muito menos entre os jovens.